terça-feira, 18 de junho de 2013

sobre ruas,
Talvez minhas palavras sejam vistas como as de um corno manso, mas, é isso: o PT 'tá fazendo falta nisso tudo.
Quando você tira um tempo para conversar com petistas sobre os rumos de seus governos, invariavelmente a conversa chega ao termo "governabilidade", o que também invariavelmente traz um constrangimento comedido dos petistas, como se dissessem "Não é bonito, não é legal, mas a gente tem que fazer esses acordos estranhos e nem sempre éticos". Não há dúvidas de que essa "governabilidade" se faz necessária na atual configuração institucional (sua amplitude é que se pode questionar)...
Mas aí surge um elemento capaz de sobrepujar todo esse jogo institucional e forçar as mudanças que devem ser forçadas sem precisar passar pela medonha "governabilidade".
Esperava-se então que o PT fosse em peso às ruas faminto e sedento pelas mudanças que prometeu e se dizia impossibilitado de realizar por causa da dita cuja.
O que realmente aconteceu: uma menor parte do PT (destaque para a JPT) estava lá, enquanto a maior parte confabula o que é o movimento, para onde vai, de onde veio, se será cooptado por X ou por Y, se anda bonito ou elegante.
É uma pena que haja espaço para essa pergunta: o problema era mesmo a "governabilidade"?

Nenhum comentário: