sábado, 9 de fevereiro de 2008


sobre cinematografia mundial,
sou um mentiroso, mas eu realmente não quero continuar o texto de mística agora... desculpe quem esteva ansioso pela continuação, mas aquele texto é muito deprimente para um sábado a noite. então, ao inves de meter pau na psicologia, eu vou tentar meter pau - costume de quem tem um¹ - num dos aspectos da gosto de todo pimba: o gosto por filmes profundos... sabe aquele papo de que "gostei do filme porque ele explora a alma humana, ele é profundo", "não é um filme superficial como os outros do genero, ela mostra mesmo a condição humana" e por aí vai... sempre falando da superioridade em relação a blockbusters. todo pimba gosta de filme nacional - do Brasil, quero dizer, para esclarecer meus leitores internacionais. principalmente aqueles que nunca vão para o cinema, exemplo? Lavoura Arcaica. já viu? não? fez muito bem. não presta. eu queria ter os diálogos aqui para colocar excertos, mas eu não gasto meu dinheiro naquilo, de novo, nem morto. é baseado num livro, pimbas chegam ao orgasmo por causa dessas coisas. são duas horas e meia de filme... duas horas e meia de nada...deus como é chato. cada tentativa mais ridícula do que a outra para ser profundo, diálogos quase incompreenséveis de tanta metáfora, uma linguagem exageradamente rebuscada... se você não sabe o que é hebdomadário, você não entende metade das coisas ditas. são minutos intermináveis para dizer: "cara, eu transei com minha irmã. daí eu prometi a ela amor eterno e ela confusa me rejeitou. nosso pai disse que eu encontraria tudo dentro do nosso lar, mas ela estava mentindo porque ela eu não posso ter."
eu, pessoalmente², prefiro os blockbusters, não que eles se saiam melhor para mostrar a condição humana, mas ao menos eles não tentam. Jason Bourne nunca tentou nada mais do que matar uns espiões do governo estadunidense, ele é sincero. Chuck Norris, então, tudo que el quer é dar uns chutes. Arnold Schwarzenegger nem sabe falar. Quer dizer, nem todos filmes que eles fazem são bons, exceto Bourne, muito pelo contrário. Mas são sinceros. e sinceridade vale muito.



1 - primeira piada vulgar do blog.
2 - Porque poderia ser: eu, pessoa jurídica,...

2 comentários:

Mairla disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Linguagem poética no cinema,coisa rara de se ver...
Entender Lavoura Arcaica acho que não é o ponto em questão...
Diálogos tediosos que nada mais são que a concretização da forma muito intensa de Raduan Nassar.É um tipo de filme diferente que tem outras preocupações(é poesia visual)
Mas Bourne tem tb seu valor,pq não?são estilos de filmes diferentes,comparar é até sem propósito...(quanto temática ,elaboração e tal)
Porém,pimba que é pimba gosta mesmo é de filme cult ,de preferência daqueles bem difíceis de achar nas locadoras...filme dinamarquês,francês,sueco,kkkk
Há filme para todos os gostos e bolsos e para todos os tipos de paciência,kkk