segunda-feira, 30 de agosto de 2010

sobre estar quase lá,

Quando fui incumbido de escrever esse pequeno texto para agradecer àqueles que estiveram comigo até aqui, não pensei que a tarefa fosse difícil, e ela não o é. Eu tenho na mente, na primeira página, aqueles a quem devo agradecer, são muitos, são vários. Desde a tia que me consolava nos meus primeiros dias de escola, até o primo que me ajudava a fugir das aulas... todas essas figuras que de um modo ou de outro me trouxeram até aqui. E estando aqui, escrevendo esse texto, tentando agradecer a todos esses, mesmo àqueles cujos nomes não conheço, tentando agradecer a esse conjunto de acontecimentos e pessoas que, embora totalmente fora de meu poder, ainda assim me favoreceram; nessa situação, eu me vejo agradecendo a Deus.

E também Lhe devo um agradecimento especial por certa pessoa: minha mãe.

Eu tomei aproximadamente 23 anos para levar meus estudos até esse ponto, não importam as horas nesses anos as quais passei sem dormir por precisar ler algum assunto, não importam quais as dificuldades que encontrei, seja para entender como calcular o número atômico daquilo, a quantidade de energia daquilo outro, ou para saber o que é a escrita cuneiforme; o trabalho árduo foi o dela, o sacrifício foi todo dela. O que eu sou, a ela eu devo; todos os meus esforços seriam vãos se não fosse ela minha mãe, mais do que dos meus essa é uma vitória dos esforços dela. De todas as mulheres do mundo Ele escolheu a certa, e eu não poderia agradecê-la o bastante.

Eu poderia continuar os agradecimentos pelos bons amigos que tenho a honra de ter, os antigos e as mais recentes. E seguiria por páginas e páginas, sem esquecer os professores, os meus chefes e meus colegas tão pacientes, a família; todos esses mereceriam meus melhores sentimentos, agradeceria até por Ninha, a chata da Ninha; mas em invés disso, prefiro agradecer no geral, a todas àquelas pessoas que de qualquer modo agiram para meu bem, mesmo sem eu saber, mesmo contra minha vontade. Se você está lendo isso, sinta-se agradecido e abraçado do fundo do coração. Muito, muito obrigado!

Quase por fim, um agradecimento aos meus inimigos, por certo não é um agradecimento comum, entretanto, eu acredito que assim como venci essa pequena batalha com todos aqueles que bem me querem, eu também a venci para aqueles que não tão bem me desejam. Se você está lendo isso: Rá! Na sua cara!

E por fim, um agradecimento mais incomum ainda. Eu agradeço ao povo do meu país, que com seu suor, por vontade própria ou não, mantém a universidade na qual eu me graduo. Espero que para vocês, principalmente para vocês – por serem para mim tão anônimos – meus agradecimentos se tornem mais do que palavras.

Há momentos para se comemorar vitórias, e esse é um deles. Mesmo essa pequena vitória - pequena se posta diante de toda uma vida que ainda espero – deve ser celebrada junto com aqueles que a fizeram possível, e seja lá qual for a vida que me espera depois desse momento, eu tenho fé que com vocês ela será mais leve.

Obrigado.

Nenhum comentário: